terça-feira, 1 de setembro de 2015

          Ter um mini pig não é tão fácil quanto lemos por aí. Eles são animais limpos, extremamente inteligentes e carinhosos. Mas também são teimosos, famintos, curiosos e, quando contrariados, podem gritar alto...muito alto! É fácil encontrar na internet algumas informações sobre eles, mas nem sempre são suficientes.
Selecionei algumas perguntas freqüentes e essenciais sobre esse pet:




Eles crescem muito?
Não tanto quanto os porcos de granja, mas crescem sim. E não adianta dar menos comida ou escolher o menor filhote da ninhada, da menor matriz. Já vi vários casos de filhotes bem pequenos que, com 1 ano de idade, já pesavam quase 40 quilos. São como nós: tem pessoas que ficam altas, outras baixas, mesmo irmãos podem ter uma diferença grande de altura. Portanto, esteja ciente que seu mini pig pode sim ultrapassar os 30 quilos com facilidade.

O que comem?
Se deixarmos, de tudo(tudo mesmo). O ideal é alimentá-los com frutas, verduras e legumes(frescos, nada de restos) 3 vezes por dia, sempre nos mesmos horários. Criadores indicam ração de coelho também para complementar a dieta, mas há quem dê ração de cavalo e até própria para mini pigs. Esta última não é encontrada com tanta facilidade. Restos de comida nem pensar, pois podem dar dor de barriga e diarréia, e ninguém quer uma casa cheirando a chiqueiro, né? Carne deixa as fezes com o cheiro mais forte, e muito leite também não é recomendado, pois o organismo deles não aceita muito bem a lactose. O ideal é conversar sobre a alimentação com o criador ou veterinário especializado.

Eles mordem?
Se educados desde pequenos não. Geralmente são muito sociáveis e adoram carinho.



É possível ensiná-lo a fazer as necessidades em um só lugar?
Sim. E aprendem muito rápido. Porcos tendem a fazer suas necessidades em um único local por natureza, geralmente em cantos úmidos. 

Eles cheiram mal?
Se você manter o local onde ele fica e der banho regularmente, não. Ao contrário do que muitos pensam, porcos são animais limpos e amam água. Além dos banhos, é necessário passar creme hidratante pelo menos 3 vezes por semana. Porcos não transpiram e, por isso, sua pele resseca com muita facilidade.

Eles se adaptam em qualquer ambiente?
Não. Apesar de vermos casos(bem raros, diga-se de passagem) de pessoas que criam mini pigs em apartamentos, não é aconselhável. Eles precisam de espaço para brincar e gastar suas energias. Deixar em um espaço pequeno e muito limitado acaba estressando o animal, que pode começar a gritar, morder e destruir coisas. Há quem crie em apartamento e dê certo, mas são casos raros.

Já tenho um animal de estimação, posso ter um mini pig também?
Pode, mas tenha consciência de que você terá que sempre estar de olhos neles. Pigs geralmente se dão bem com outros animais, apesar disso podem ocorrer brigas entre eles, principalmente se houver comida envolvida. 



            Antes de adquirir um mini pig, por mais que já tenha pesquisado, o ideal é conversar com pessoas que já tenham ou tiveram um. Nas redes sociais é muito fácil encontrar mamães e papais de pigs, através de páginas e grupos específicos. Foi criada uma página no Facebook para mostrar o lado dos pigs que ninguém mostra. Nela são postados vídeos e fotos de algumas artes que pigs costumam fazer. É possível tirar dúvidas com donos de mini pigs que gerenciam a página através de mensagens imbox.

Segue o link da página:https://www.facebook.com/Averdadesobreosmicropigs



Nenhum comentário:

Postar um comentário