domingo, 27 de setembro de 2015

ADESTRAMENTO

         Como já mencionei anteriormente, porcos são animais extremamente inteligentes, ficando atrás apenas dos chimpanzés, elefantes e golfinhos. Isso ajuda muito na hora de adestrá-lo e/ou condicioná-los. São animais de fácil aprendizado e possuem uma memória incrível. Eles são capazes de lembrar de truques ensinados há anos. Sim, eles são capazes de fazer truques igual a um cachorro, com a diferença que há um adicional de fofura (rs!).





          A primeira coisa que as pessoas querem ( e devem ) ensinar ao seu pig é fazer as necessidades no lugar correto. É bem simples: logo que chegar à sua casa, deixe que seu pig faça suas necessidades no lugar escolhido por ele, geralmente em cantos e lugares úmidos. Caso não seja em um local do seu agrado, limpe bem com produtos específicos ou receitinhas caseiras ( vinagre, misturinha de amaciante, detergente e desinfetante, etc.). É muito importante que o cheiro seja totalmente eliminado do local. Em seguida, pegue um cocôzinho dele e coloque no local onde você quer que ele faça suas necessidades. Assim como os cães, eles marcam território. Deixando o cheiro do cocô no local que será o banheiro dele, a tendência é ele fazer sempre lá. Geralmente em poucos dias eles aprendem. Algumas pessoas utilizam tapetes higiênicos para evitar sujeiras e mau cheiro no piso, mas há quem opte por deixar o pig fazer as necessidades no chão mesmo. Não há problema algum, o importante é fazer sempre no mesmo lugar. Caso seu pig insista em fazer no lugar errado, uma dica é colocar vasilhas de água onde você não quer que ele faça. Onde eles comem e bebem água, não fazem suas necessidades, isso funciona muito bem. Esqueça os pipi dogs, você gasta dinheiro e não dá certo.





           Por serem animais curiosos, eles geralmente xeretam e bagunçam tudo. Sempre que isso acontecer, dê bronca. Fale firme e mostre que você não ficou feliz com o que ele fez. Eles entendem o não e sabem quando fazem algo errado. Normalmente fazem coisa errada e ficam nos olhando com aquela carinha de "gato do Shrek". Mas não podemos ceder, tem que ter pulso firme. Uma dica para quando eles desobedecem é, além de dar bronca, ignorá-lo de 5 a 10 minutos. Eles detestam ser ignorados e ficam chateado com isso. Eu sei, dá dó, mas temos que ser firmes para manter o controle.
Não adianta você dar bronca e em seguida agradar.





          Além de condicioná-los a fazer as necessidades em um único local, podemos ensinar alguns truques para nosso pig. Eles aprendem por incentivo. E o que incentiva um pig a fazer qualquer coisa? Comida! Sabe quando vamos ensinar truques a um cachorro, e sempre que ele acerta ganha um petisco? Com o pig é a mesma coisa. Você pode ensiná-lo a girar para pedir comida ( depois que ele aprende, vira uma enceradeira ambulante. Eles pedem comida o tempo todo, rs ), a sentar, deitar, ficar sob as patas traseiras, etc. Uma vez que aprendem, dificilmente esquecem. Mas há um porém nisso tudo... Como já foi mencionado em posts anteriores, pigs são muito teimosos. Então se você quiser que ele faça um truque e ele não o fizer por que está entretido com outra coisa, ou percebeu que você não tem nada de gostoso para dar a ele, não fique chateado, é normal. São animais de muita personalidade, atendem pelo nome apenas quando querem, fazem bagunça para chamar atenção e são muito interesseiros quando tem comida envolvida.
           Além dos incentivos em forma de comida, agrade e elogie sempre que seu pig atender aos seus comandos. Afinal de contas, quem não gosta de ser reconhecido quando é merecido, né?


       

Um comentário:

  1. Adoramos ter nosso porquinho, é o mascote da minha barbearia, mas as vezes ele esta fazendo xixi onde não deve, tem alguma dica para melhorar isso?

    ResponderExcluir