terça-feira, 27 de outubro de 2015

STRESS


            Porquinhos são, geralmente, hiperativos e, por isso, necessitam gastar suas energias. Caminhar regularmente é uma boa pedida para isso, ainda mais se eles não tem um amplo espaço para se exercitar em casa. O passeio é ótimo tanto para gastar as energias, quanto para controlar o peso e socialização. Um porquinho que passeia com frequência, tende a ser mais calmo e sociável e faz menos bagunça em casa. Sem contar que dificilmente ficará acima do peso, se tiver uma alimentação balanceada e controlada. 





       Outra opção para acalmar as ferinhas, são alguns brinquedos e atividades. Não existem brinquedos e produtos próprios para porcos, então é preciso improvisar. A maioria gosta de bolinhas e cordas para morder. Alguns adoram aqueles bichinhos de borracha/látex que fazem barulho (só preste atenção quando o brinquedo começar a se desfazer, eles podem engolir o apito). Mas o que é unânime é a paixão pelas bolas que soltam ração. Ficam horas empurrando a bolinha por todo canto, comendo os grãos de ração que caem.


            Muitos pais/donos de porquinhos fazem a famosa caixa de pedras. Basta comprar uma bandeja de plástico, encher com aquelas pedras brancas utilizadas na decoração de jardins de tamanho grande(pedra de mármore). Eles adoram roer essas pedras. É bom para gastar os dentes, evitar bruxismo (sim, porcos podem ter bruxismo!), evitar que eles comam sua casa, literalmente falando e, se você jogar entre as pedras grãos de ração ou milho, eles esquecem da vida. Ficam fuçando por horas e horas.





            Eles também amam brincar na lama, é instinto deles. Sempre que possível, leve ele a um locar onde tenha ou se possa fazer lama. Você vai ver como eles se divertem. Caso não seja possível a lama, faça uma piscininha bem rasa. Pode-se utilizar aquela espécie de bandeja grande que é utilizada para fazer cimento. Recomendo essa por ser do tamanho ideal e mais resistente que piscinas infantis.





              Essas atividades são ótimas para o pig, mas é importantíssimo manter a disciplina com horário das refeições e passeios com seu pig. Além, é claro, da atenção e carinho que você deve dar a eles.








  

terça-feira, 20 de outubro de 2015

É MINI MESMO?



             Se você está achando que seu mini porco ficará com 30 quilos quando adulto, está muito enganado!

Não acredite quando criadores e reportagens dizem que um mini porco fica do tamanho de um buldogue francês, ou que ele atingirá no máximo 30 quilos. Isso é mentira! Claro que há casos em que o mini porco fica bem pequeno, mas são raríssimos! Os mini porcos brasileiros ficam bem menores que um porco de granja, por isso são chamados de mini. Ao nascer, cabem numa xícara de chá, mas crescem muito rápido e podem facilmente atingir os 60 quilos, ou, como já vi em alguns casos, 100 quilos. E sim, são mini.







              Há uma variedade de porco que fica bem pequeno, mas é encontrada somente nos Estados Unidos, e podem ultrapassar os 20 mil dólares. Sem contar que são extremamente frágeis, se machucam e adoecem com facilidade.







              Portanto, tenha em mente que seu mini pig pode atingir sim os 60 quilos, independente de alimentação, de ser o menor da ninhada ou de ter mãe pequena.



terça-feira, 13 de outubro de 2015

SOCIALIZAÇÃO

Geralmente os pig são animais mansos e muito sociáveis. Mas é claro que parte desse comportamento se deve a maneira como os ensinamos e criamos. Ninguém quer ter um porquinho bravo que morde todo mundo, não é mesmo? (até porque a mordida dele é bem doída, podendo até arrancar um dedo). Por isso, seguem algumas dicas para que seu porquinho seja dócil e sociável com todos:


Acostume seu porquinho com pessoas diferentes desde pequeno
Passado o período de adaptação, passeie com ele na rua, chame amigos e parentes para conhecê-lo em sua casa. Não leve muitas pessoas ao mesmo tempo, isso pode estressar o animal.


Repreenda-o a qualquer sinal de agressividade
Se você perceber que ele irá morder, dê bronca imediatamente e fique 5 minutos sem interagir. Sempre que ele se comportar, elogie e faça bastante carinho. Petiscos também são uma boa forma de recompensa pelo bom comportamento com as visitas.

Acostume seu pig com crianças
Toda criança adora animais. Quando se trata de um animal diferente então, nem se fala! Geralmente as crianças associam porquinhos com a Peppa Pig, e querem fazer carinho e brincar com eles. É muito importante explicar para a criança o que seu pig não gosta que faça (mexer no rabinho, na comida dele, etc). Ensine a fazer carinho na barriga, eles adoram!



Use petiscos para agradar

Caso seu porquinho tenha uma certa birra de alguém, peça para essa pessoa dar petiscos sempre que chegar perto dele. Faça isso apenas algumas vezes, senão o pig associará a pessoa com comida e sempre pedirá quando a vir.